Com saldo positivo, Conferência definiu propostas para aperfeiçoar Saúde no município e região

As palestras de alto nível e o debate democrático foram o ponto alto da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Maripá de Minas, realizada no dia 27 de julho, no Centro de Convivência Manoel Gonçalves da Cruz.

Além do prefeito Sebastião Machado Neto, a lista de autoridades incluiu o superintendente Regional de Saúde (SRS/JF) Fábio Gardoni e a secretária Municipal de Saúde Daniela Ferreira Manoel, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde Natália Libânia de Freitas e da vice-presidente Maria Rita Quineip.

A atenção ao público feminino foi um dos enfoques do evento. O tema “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade” foi apresentado por Keisly Deotti, gerente do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE/ACISPES) e Guilherme Reis, enfermeiro do CEAE/ACISPES. A palestra principal foi ministrada pelo médico mastologista Bruno Laport.

Além de apresentar um panorama sobre o câncer de mama no Brasil e no mundo, o especialista reforçou a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento contra a doença. Lembrou, ainda, que o CEAE/ACISPES possui profissionais e uma ampla estrutura capaz de atender às mulheres com eficiência e agilidade.

Coube ao gerente de Vigilância em Saúde de Maripá de Minas, Douglas Ricardo Pinto, falar sobre o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. A grande evolução do setor no Município foi um dos principais pontos apresentados pelo palestrante.

Para ele, a formação de equipe específica, com uma estrutura mínima, explica muito bem por que o Município tem alcançado médias cada vez mais significativas nas avaliações dos serviços. Ele confirmou que, muitas vezes, Maripá chega a obter aproveitamento de 100% nas medições realizadas pela Superintendência Regional de Saúde.

Após a apresentação dos temas, representantes da comunidade e de setores ligados à Saúde se dividiram em grupos para a formulação de propostas. Mais tarde, as sugestões foram submetidas à votação na plenária final. O conteúdo aprovado foi inserido no documento final do evento para apresentação na Conferência Regional de Saúde.