Bem organizada, Jornada reafirmou preservação dos bens culturais de Maripá

A Administração 2017/2020 está em dia com as ações para valorizar e promover o patrimônio cultural de Maripá de Minas. Ação mais recente nesse sentido foram os eventos realizados como parte da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Organizadas pelo Departamento de Cultura, as atividades foram divididas em duas etapas. Na primeira, que aconteceu no dia 25 de agosto, a Prefeitura apresentou o folder com imagens, localização e um pouco da história dos bens culturais do Município. A confecção do material foi patrocinada pelo Município e por comerciantes da cidade.

Além do lançamento da publicação, o evento realizado no Centro de Convivência Manoel Gonçalves da Cruz incluiu uma palestra ministrada por Tiago Oliveira, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural, Compac. A explanação teve como tema “Olhar para conscientizar e preservar”.

Show de capoeira na praça

No segundo dia de Jornada, a capoeira entrou em cena. O Grupo Cultuarte levou um show de habilidade, conhecimento e disciplina para a Praça São Sebastião, com o slogan “Um olhar sobre nossas Culturas Populares”.

Coordenada pelo instrutor Ivani Ribeiro, a roda teve a participação de capoeiristas de Maripá e das cidades de Bicas, Guarará, Rochedo de Minas e São João Nepomuceno. A noite teve, ainda, uma luta de facão e a Apresentação de Salto com Mestre Velho e alunos. Também estiveram presentes Mestre Pequeno de Petrópolis e Mestre Gunga de São Paulo.

Os eventos da jornada contaram com as presenças do prefeito Sebastião Machado Neto, do vice Lincoln Martins Júnior, do secretário Municipal de Educação Ronaldo Antônio de Souza, da Coordenadora do Departamento de Cultura Raphaela Matos e da Coordenadora de Esportes Bruna Freitas. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Ari Dias e José Afonso Teixeira.