4ª Conferência Municipal de Assistência Social

A 4ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no dia 06 de agosto, abordou o tema “A Gestão e o financiamento para a efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.

O evento, que teve início às 13h, sendo abertos os trabalhos pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Augusta de Paula, falando sobre o objetivo da conferência. Em seguida, pronunciou-se o Prefeito Municipal, Vagner Fonseca, que ressaltou sobre o papel da assistência social separado da prefeitura. Vagner deu os parabéns a todos que ajudaram a organizar a conferência.

A Secretária da Assistência Social, Hélia Mª Rezende Garcia, falou sobre o início do conselho até os dias atuais e enfatizou a importância do CRAS. Roberta Ferreira, coordenadora do CRAS, explicou como ele funciona e quais projetos estão sendo desenvolvidos.

Em seguida, a palavra foi passada para a palestrante Meirijane Teodoro, da Assistência Social da AMAC/JF, que explicou sobre a gestão e o financiamento, explicando o que a prefeitura tem que fazer e em como ajudar. O vereador Waltinho Machado e o prefeito fizeram perguntas e elogiaram a palestra ministrada. Igor Vieira Wollny, representante do Lar Cristão Jayme Florentino, também levantou questões e explicou sobre como funcionará o local e quais benefícios trará para as pessoas.

Às 14h45m houve pausa para um coffee break, o clima foi descontraído. Logo após foram retornadas as atividades. As pessoas ali presentes foram divididas em grupos para elaborarem diretrizes para os próximos anos. Igor apresentou as propostas do seu grupo, seguido de Oldair Mendonça e Douglas R. Pinto. Todos três grupos tiveram suas propostas aprovadas pela comissão de delegados.

Chegando ao final da conferência, Hélia agradeceu a participação de todos os funcionários, autoridades, usuários do SUAS, entidades parceiras e população em geral. A presidente do conselho tomou a palavra ressaltando a importância de o trabalho social ser uma ação em coletividade, simbolizando isso, pediu ao mestre de cerimônia, Jadai Leandro, que convidasse a participante Vilma Guilhermino para fazer o encerramento oficial lhe representando.