OS DEZ MANDAMENTOS PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL

01 – Consulte seu médico periodicamente

Você deve procurar o médico do PSF para uma consulta regular (no mínimo a cada 6 meses), inclusive para renovação da sua receita de medicamentos de uso contínuo, caso você seja hipertenso.

02 – Diga não à obesidade e controle seu peso

O aumento da área corporal obriga a um aumento do trabalho cardíaco, estando associada à um aumento da pressão arterial, aumento do colesterol, inatividade física e diabete.

03 – Proceda aferição da sua pressão arterial com freqüência

Hipertensão arterial: a pressão pela qual o sangue flui resulta da força de contração do músculo cardíaco e da resistência que os vasos interpõe a este fluxo. Quando esta pressão é aumentada por tempo prolongado existe dano da parede das artérias menores como as coronárias, acelerando o processo artereoesclerótico. O fumo também contribui para o enrijecimento arterial.

04 – Diga não ao fumo ativo ou passivo

Não fume, e não fique em ambiente contendo fumaça de cigarros, pois substâncias como a nicotina produzem danos nas paredes das artérias, permitindo o depósito de placas de colesterol, além de aumentar exponencialmente a formação de coágulos.

05 – Evite o consumo excessivo de sal

Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos, pois ao mesmo tempo que ele é um elemento indispensável para controle das funções vitais, pode também se tornar grande vilão da saúde. Se consumido em excesso, pode desencadear uma série de doenças, como a hipertensão, fator de risco para acidentes cardiovasculares, etc.

06 – Diga não ao sedentarismo. Faça atividades físicas

A inatividade contribui na elevação dos níveis de colesterol e da obesidade. A atividade física aeróbica regular (por exemplo uma caminhada), proporciona uma melhor qualidade da função cardíaca e respiratória, o que diminui significativamente o risco de infarto. A atividade física regular também é importante para o controle da pressão arterial.

07 – Escolha bem os alimentos

Os alimentos ricos em gordura saturada (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas etc.) promovem a elevação do colesterol sanguíneo e devem ser reduzidos na dieta. Os alimentos ricos em gordura insaturada (alimentos gordos de origem vegetal tais como: azeite, nozes e as amêndoas, além dos peixes gordos e as aves), devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias). Deve-se ingerir diariamente, cerca de 9 doses de vegetais e frutas ( 5-6 doses de vegetais e 3-4 de frutas).

Nota: é considerada 1 dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa. Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.

08 – Saiba se é diabético e se tem colesterol alto

Diabete: é a inabilidade do organismo para produzir insulina em quantidade mínimas adequada para atender a necessidade de glicose do organismo. A glicose é um tipo de açúcar, sendo o nutriente básico para o funcionamento de todos os tecidos. A insulina permite que a glicose ingerida na alimentação possa ingressar nas células. O risco de infarto é aumentado devido a aceleração da arterioesclerose. O colesterol é uma gordura complexa, sendo um dos principais componentes das placas que diminuem o fluxo nas artérias. Existem tipos de colesterol (LDL) que aumenta o risco de obstrução, sendo subproduto de uma dieta de gorduras saturadas, ricas em gordura. Outro subtipo de colesterol (HDL) auxilia o organismo na eliminação da fração ruim. Os triglicérides também uma gordura, usualmente relacionada à dieta, deve ser evitada.

09 – Evite o stress

A resposta ao stress, de qualquer origem, pode proporcionar um aumento do risco coronariano, seja por efeito direto no coração, na placa, na diminuição da atividade física, na dieta e até mesmo na pressão arterial.

10 – Ame a vida e o seu coração

Viva a vida e ame abundantemente, faça do bom humor o grande elixir que eliminará as coisas negativas de seu organismo, encha os pulmões de ar quando sentir alguma tensão incômoda ou nervosismo, traga energia ao seu corpo praticando alguma atividade física, busque o relaxamento da boa leitura e da música, por fim, sinta o enorme prazer de ter um corpo elegante.

Secretaria Municipal de Saúde

Equipe do PSF