Pensando e praticando a cidadania

escola
Empenho dos alunos foi o destaque da semana, de acordo com a diretora Dilma.

Vestidos com camisas que levavam o trecho da canção, “Minha doce namorada, minha Maripá de Minas”, professores, alunos e pais estiveram envolvidos na programação de uma semana especial para a educação, e transmitiram suas reflexões sobre cidadania, pautados no desenvolvimento da cidade em seus 50 anos de emancipação.

A 16ª edição da Semana da Cidadania despertou nos estudantes a curiosidade sobre o assunto, fazendo com que refletissem e praticassem o tema abordado, voltado a evolução de Maripá de Minas. O evento foi realizado na Escola Municipal Antônio Ferreira Martins, no amplo espaço do refeitório, com o apoio da Secretaria de Educação.

De acordo com a diretora Dilma Aparecida Pires Viale, todos se empenharam nos trabalhos, colaborando para dias produtivos. “Os alunos fizeram mosaicos, desenhos, frases, músicas, falando o que é para cada um, ser maripaense”. Uma semana repleta de atividades voltadas ao estímulo dos jovens estudantes do primeiro e segundo ciclo (1º ao 9º ano), às ações de bem para a sociedade.

O cronograma foi aberto com palestras ministradas pelo padre Antônio José Gabriel e a professora Vilma Guilhermino de Souza. A saúde também fez parte das ministrações, explorando o tema “Saúde em Maripá de Minas – O que temos e o que queremos”. O Secretário Municipal da pasta, Paulo Fernando Garcia, falou das expectativas para o desenvolvimento da área, seguido da professora Terezinha Lisieux Trezza, que relembrou os jovens e adolescentes, a história da cidade.

Os grupos de danças e os concursos de poemas e fotografias abrilhantaram o evento.

por Fernando Júnior
fernandolelisjr@gmail.com