Secretaria de Saúde divulga esquema para vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde já está com tudo pronto para oferecer, a partir de março, a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), que é um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de colo de útero. Todas as meninas de 11 a 13 anos deverão ser imunizadas, com a aplicação de três doses da vacina.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o segundo tipo da doença que mais afeta as mulheres no Brasil. Mesmo tendo alta incidência, a doença possui forte potencial de prevenção e cura, quando diagnosticada precocemente.

Profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde lembram que, ao lado da vacina contra o vírus HPV, o exame preventivo é um importante aliado na prevenção do câncer de colo de útero.

Em Maripá, a campanha de vacinação contra o vírus HPV vai seguir as seguintes etapas:

Dia 10 de março
Horário: 8:30 horas
Palestra educativa na Escola: “HPV e a prevenção”
Realização: Vigilância em Saúde

Dias 11, 12, 13 e 14 de março
Vacinação das meninas de 11 a 13 anos na UBS

A segunda dose da vacina será aplicada em setembro de 2014 e a terceira dose, cinco anos após a primeira.

Pais, incentivem suas filhas a se vacinarem.
Meninas, vacinem-se. É de graça, é saúde, é proteção.