Maripá participa de mobilização contra a queda dos recursos vindos do Estado e da União

DSC01175Maripá de Minas faz coro com os demais municípios da região no movimento em busca de soluções para a queda vertiginosa dos recursos repassados pelo Estado e pelo Governo Federal para a Saúde e outros setores.

O prefeito Vagner Fonseca Costa participou, hoje, em Juiz de Fora, da reunião organizada pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar) e a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste de Minas Gerais (Cisdeste), para tratar do problema.

Também estiveram presentes por Maripá o vereador Thiago Monteiro de Mendonça e o tesoureiro da prefeitura, Oldair Mendonça de Oliveira. Cerca de 70 municípios foram representados no evento por meio de prefeitos, vereadores, secretários e assessores.

Os chefes de executivos municipais protestaram contra o atraso na entrega dos medicamentos da farmácia básica e denunciaram o quadro preocupante do Samu Regional, que é gerenciado pelo Cisdeste e reúne 94 municípios.

Os governos estadual e federal não estão repassando as verbas para cobrir os custos de operação dos hospitais de referência da rede de urgência e emergência. Situação que pode levar à paralisação do atendimento.

Ao final do encontro, os prefeitos assinaram uma carta aberta para publicação na imprensa e distribuição aos habitantes de todas as cidades envolvidas.

No documento, os mandatários vão além dos serviços de saúde, para esclarecer à população a sórdida combinação que coloca, de um lado, a carência de recursos e do outro, o peso cada vez maior das obrigações relacionadas à educação, ao saneamento básico, aos pisos salariais, à segurança pública e outras áreas.