A Saúde em movimento

Paulo Fernando Garcia
Secretário Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá de Minas, sempre atenta às inovações que estão acontecendo no cenário nacional, estadual ou mesmo regional, vem promovendo diversas ações para garantir mais serviços de saúde, mais qualidade e assistência médica digna para a população. Tudo isto acontece através de uma gestão compartilhada e, uma administração descentralizada, focada em resultados. O envolvimento da equipe multidisciplinar (coordenadores de saúde) é fundamental para obtenção do sucesso de novos programas e ações de saúde.

O Sistema Municipal de Saúde, nestes últimos 5 anos, atingiu um grau de maturidade elevado, atuando sempre de forma profissionalizada, com processos de trabalho e profissionais qualificados, tudo isto comprovado pelo Programa de Auditoria do Ministério da Saúde – PMAQ, no qual o município atingiu nota máxima na primeira avaliação em 2012, permanecendo com esta mesma nota máxima, agora na segunda avaliação em 2014.

Já faz tempo que não se houve mais falar em falta de médicos, falta de outros profissionais de saúde, falta de materiais de enfermagem, falta de materiais odontológicos, falta de medicamentos, etc. Tudo isto ficou no passado. Estamos em outro estágio de consolidação do Sistema Municipal de Saúde, preocupados agora em introduzir novas ações que possam trazer benefícios concretos para a qualidade de vida da população residente, o que às vezes provoca inclusive a migração de pacientes de outros municípios à procura dos serviços de saúde de Maripá de Minas.
Além de ofertar atendimento clínico 24 horas para a população (Plantão), a Saúde em Maripá de Minas conta, desde o dia 14 de março, com uma médica cubana, residente em nosso município, para atender o PSF. Dra. Yaima faz parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal e foi selecionada para atender ao nosso município depois de uma negociação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, devendo permanecer em Maripá por 3 anos. Dr. Márcio Moura, através de uma atitude madura e participativa, cedeu o lugar de médico do PSF para Dra. Yaima, ficando apenas como médico clínico da Unidade Básica de Saúde.

Uma outra ação muito importante para o município é a participação efetiva na Rede de Urgência e Emergência regionalizada, que está em funcionamento a partir de 16 de fevereiro. Desde então, Maripá de Minas passou a contar com um reforço muito importante para atender as casos de urgência e emergência que antes eram atendidos apenas pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS). Agora, mais três hospitais de grande porte assumiram esse tipo de atendimento para Juiz de Fora e municípios vizinhos pertencentes a Região Ampliada de Saúde. São eles: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Dr. João Penido e Maternidade Therezinha de Jesus. Juntos, esses hospitais vão garantir o atendimento em casos de urgência e emergência, que passam, antes, pela Triagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional, compondo assim, uma nova rede, que antes contava somente com o HPS.

Isso garante mais agilidade e menor tempo de resposta aos casos de urgência e emergência. Assim, pacientes vítimas de cardiopatias serão encaminhados pelo SAMU para o Hospital Doutor João Penido ou Santa Casa de Misericórdia. Os casos graves de trauma, como vítimas de acidente de trânsito, e neurovascular serão encaminhados para o Hospital Therezinha de Jesus. O acesso a esse atendimento é feito por meio de ligação telefônica para o número 192. Os três hospitais atenderão aos casos regulados pelo SAMU. Os demais pacientes, sejam eles levados por ambulâncias de municípios vizinhos de Juiz de Fora, ou por meios próprios, deverão procurar o Hospital HPS, para serem direcionados a um dos hospitais da rede.

Já os pacientes de casos de menor complexidade em traumatologia serão assistidos pelo Hospital HPS e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia. Como modelo de atenção para os atendimentos nessas Unidades, é usado o Protocolo de Manchester, que é um sistema de recepção aos pacientes de acordo com a classificação de risco de cada um, garantindo assistência rápida e adequada aos problemas mais graves.

O objetivo é promover o encaminhamento do paciente certo para o local certo, no menor tempo possível, proporcionando assim sensível melhoria na qualidade de assistência à saúde e contribuindo para a redução de mortes e complicações evitáveis.

Continuando com a implementação de novas ações, a Secretaria Municipal de Saúde de Maripá de Minas efetuou negociações com o Hospital de São João Nepomuceno para garantir vagas de internações, atendimento às gestante (partos), Raio X, e procedimentos ortopédicos, tudo através de Programação de Pactuação Integrada (PPI´s).

A introdução do Protocolo de Manchester na UBS (exigência do Ministério da Saúde) organizou o atendimento de pacientes, que agora precisam passar por uma TRIAGEM efetuada pela enfermagem, antes da consulta médica. O procedimento agiliza e profissionaliza a consulta com o médico, fornece dados importantes para o exame clínico (registro da queixa do paciente, aferição da pressão arterial, aferição da freqüência respiratória, nível de saturação de oxigênio, aferição da temperatura, aferição da freqüência cardíaca, etc). Com base nos resultados, é priorizado o atendimento médico daqueles mais necessitados, portanto mesmo que um paciente chegou primeiro na UBS, isto não significa mais que ele será o primeiro a ser atendido pelo médico. Pode existir caso mais urgente que precisa de atendimento imediato. É para isto que serve essa triagem, para priorizar atendimento médico com base em evidências clínicas.

Estamos agora em fase de implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEC), onde todas as informações de saúde dos pacientes serão colocadas em computador, formando assim o histórico clínico do paciente e facilitando o acompanhamento de cada pessoa atendida. Existirá um computador na recepção com todos os nomes de pacientes cadastrados, e outros 4 computadores nos diversos consultórios médicos. Quando um paciente se dirigir à UBS para uma consulta médica, ou para um procedimento clínico (medição de pressão arterial, glicemia capilar, etc), a recepcionista acionará o Prontuário Eletrônico do Paciente, efetuará os primeiros registros, e enviará on line este prontuário para o consultório, onde o médico deverá registrar eletronicamente todas as informações resultantes da consulta médica, inclusive os exames solicitados e os medicamentos prescritos. Com isso, estaremos evitando consultas, solicitações de exames, e prescrições médicas em duplicidade. Tudo deverá ser registrado no Prontuário do Paciente.

Estamos, cada vez mais, profissionalizando nosso Sistema Municipal de Saúde, não só com ações na parte clínica, mas também na área de segurança do transporte de pacientes para outros municípios. E, para isso, foi adquirido uma nova ambulância e adaptada a ambulância antiga para um carro de 7 lugares, afim de facilitar o transporte de pacientes que necessitam de tratamento na atenção terciária no município de Juiz de Fora (quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, etc)

Esta é a Saúde em Maripá de Minas, constantemente em movimento, sempre na busca de melhorias contínuas para a qualidade de vida da população.