Maripá tem Vigilância em Saúde mais eficiente da região

Entre os 37 integrantes da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, Maripá de Minas é o município com o melhor desempenho nas avaliações do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde.

Inspeção realizada recentemente demonstrou que cidade alcançou a média histórica de 95,5% de aproveitamento no quadrimestre de outubro, novembro, dezembro e janeiro. Das 22 ações propostas para o período, Maripá, cumpriu 21. Entre as metas atingidas está a implantação da Vigilância Sanitária e a aplicação permanente de ações de combate e controle da dengue.

O Município ainda se destacou no cumprimento de todo o calendário de vacinas, na criação da Vigilância à Saúde do Trabalhador, na oferta de atividades físicas com idosos e na realização de palestras educativas sobre temas como o tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis.

O Projeto de Fortalecimento proposto pela SRS-F tem o objetivo de aprimorar os trabalhos de prevenção nas secretarias municipais de Saúde. Segundo o Coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde de Maripá, Douglas Ricardo Pinto, a média alcançada no quadrimestre comprova a eficiente rotina implantada no município.

Douglas lembra que o desempenho positivo vem desde o quadrimestre passado, quando Maripá também registrou a melhor média da região. Ele explica, ainda, que o serviço de Vigilância em Saúde é uma junção de vários setores da Secretaria de Saúde e que o êxito é fruto do trabalho e dedicação de vários profissionais.