À frente de vários municípios brasileiros, Maripá de Minas implantou o Projeto Tempo Integral em 2009. Há mais de seis anos, funcionando regularmente, a iniciativa tem aprovação total da comunidade e está mais sólida do que nunca, oferecendo proteção e ocupação às crianças no período em que não estão em sala de aula.
O projeto é desenvolvido na Escola Municipal Antônio Ferreira Martins, dividido em dois turnos. Pela manhã, são atendidos os alunos do 1º ao 5º anos e à tarde, as atividades são direcionadas às turmas de 6º ao 9º anos. Oito oficinas são colocadas à disposição dos estudantes: letramento, artes, matemática, ciências, jogos pedagógicos, informática, esportes e música.
Para garantir a eficiência e a ampla participação dos alunos, o projeto conta com uma estrutura especial, que inclui profissionais especializados, alimentação na escola e veículos do transporte escolar em horários específicos.
Além dos ganhos notáveis para o ensino, o Projeto Tempo Integral tem um grande alcance social, já que é o refúgio seguro para os filhos, enquanto pais e mães estão no trabalho, buscando o sustento para o lar.